segunda-feira, julho 11, 2005

Análise da semana 11-15 / 07

E lá volto eu à minha análise semanal, fazendo o ponto de situação face ao que aqui postei na semana anterior.

De realçar o facto que esta semana o rumo dos acontecimentos foi condicionado pelas acções terroristas em Londres (inqualificáveis !) que vieram demonstrar várias realidades:

Ninguém, mas mesmo ninguém está a salvo de acções terroristas;

Os Ingleses demonstraram que aprenderam bem a lição do 11 de Março de 2004 em Madrid. Estavam preparados para acções deste género e reagiram à altura;

A comunicação social foi tratada pelas autoridades de forma exemplar, retirando-lhe a possibilidade de veícular (vender !!) o macabro;

A forma como a informação foi filtrada transmitiu a todo o mundo a sensação que tudo estava sobre controlo, mesmo nas situações mais críticas;

Os mercados pela primeira vez reagiram de forma mais moderada, se bem que com aumento de volatilidade, que logo normalizou no final do dia do atentado.

Já muito se disse sobre o assunto, mas este facto leva-me a pensar que o mercado já interiorizou a necessidade de ter que viver com a realidade terrorista (o que não deixa de ser mais uma prova de amadurecimento).

Posto isso e neste enquadramento vamos aos quatro crosses.


EURUSD

Como disse na semana anterior, esperava uma retracção técnica deste cross que bem analisado não aconteceu ainda mas poderá estar em preparação. Esta semana houve lateralização com uma amplitude semanal de 182 pips. Continuo a pensar que iremos ter uma visita do cross a valores superiores, antes de um mergulho a 1.17xx mas já pondero também a hipótese de o USD não se fortalecer mais devido ao preço e especulação sober o crude.
Neste segundo cenário o EUR poderá encetar uma recuperação que o levará no curto prazo a 1.23xx.
Facto importante a salientar : alguns comentadores como o Cárpatos (www.bolsamania.com) introduz a hipótese de que os números do emprego divulgados na sexta feira nos USA foram intencionalmente manipulados, pois eles na realidade seriam piores. Isto vem dar força ao cenário de uma próxima recuperação do EUR.

De qualquer das formas há que ter atenção a uma possível viagem do cross a 1.217xx num primeiro tempo e logo a seguir se ultrapassado este valor 1.23xx.



GBP/USD

Este cross alem de já estar com forte tendência negativa, com o atentado pior ficou, estando agora muito perto do meu designado primeiro target 1.7149.

Bem poderá lá chegar esta semana, pois a amplitude da semana anterior foi de 354 pips. Continuação desta tendência de baixa é de esperar.




USD/CHF

O canal ascendente a funcionar ainda e o target apontado 1.3145 quase atingido. Poderemos ver uma vinda à base do canal mas a continuação para bingo parece possível. De realçar que estamos à 11 semanas dentro deste canal !



USD/JPY

Este crosse está perto de uma resistência importante 112.4xx e se ultrapassada a visita a 115.xx deverá acontecer.

E por aqui me fico, prometendo na próxima semana cá voltar.

Bons negócios a todos

Dark

Sem comentários: