EURUSD
Esta é a minha primeira tentativa de análise aos quatro crosses que sigo regularmente.
Como todas as análises, há sempre uma probabilidade não desprezível de ela estar completamente errada, ainda mais quando se trata de mercados financeiros.
De qualquer das formas aqui fica o meu ponto de vista e o tempo se encarregará de mostrar o meu grau de acerto ou de erro...
E como "a Natureza se encarregará de corrigir os desvios" , cá fica.
O EURUSD teve esta semana um comportamento "bear" tendo começado a semana a descer e finalizando a mesma a descer fortemente, fazendo mesmo um mínimo anual (1.1939), batendo por algumas dezenas de pips o mínimo da semana passada (1.1983).
A reunião do FOMC com a esperada subida de taxa de referência em 25 pontos base e a publicação dos dados americanos de sexta-feira passada (ISM PMI e Michigan Consumer Sentiment), atiraram o cross para o fundo, preparando o terreno para um ataque a 1.17xx.
O EUR não atravessa um bom momento e as desavenças entre a Grã-Bretanha e a França acerca da PAC (Política Agrícola Comum) não melhoram a situação.
A preparação de eleições antecipadas na Alemanha (com a provável vitória da CDU) é a flor que compõe o ramo.
É provável que assistamos a uma pequena recupração técnica do EUR no início da semana (só mesmo para aliviar alguns indicadores técnicos) mas creio que o rumo do cross é para baixo no médio-prazo.
GBPUSD
Aqui temos o cross estrela da semana. Uma semana com uma amplitude de variação de 652 pips é obra. A libra ressentiu-se da aproximação da taxa de referência americana (carry trade a ser menos importante) e o último dia da semana foi de forte descida. Em quatro dias desceu mais de 600 pips o que é pouco comum.
Segundo o meu gráfico, vai aproximar-se paulatinamente do primeiro target a 1.7149 o que nos pode trazer mais uma semana de descidas. Não é de descurar tanbém aqui uma pequena retracção técnica, mas a direcção é claramente de descida.
A ver vamos.
USDCHF
Neste cross temos o canal ascendente a funcionar em pleno já desde fins de Abril e a aproximar-se do target a 1.3145. Estamos a pouco mais de 150 pips de o atingir.A resistência aí poderá ser forte e poderá até haver quebra de canal com possibilidade de lateralização da cotação ou até descida (seria saudável pois o movimento parece-me um pouco "esticado" !).
USDJPY
Neste cross temos uma quebra de um canal ascendente que a confirmar-se poderá levar o cross a valores de 114.xx.
A valorização do USD tem-se juntado com a queda do JPY pois a incerteza com a posição que a China terá com a sua moeda e sobretudo o momento que a mesma China vai escolher para a deixar flutuar naturalmente no Forex, afectam negativamente o Iene.
E aqui se termina a primeira análise. Na próxima semana a ela voltaremos para averiguarmos se as previsões se confirmaram ou se pelo contrário será necessário refazer todo o trabalho de casa...
Até lá.
Dark